Blog

Como escolher uma máquina de lavar roupa!

Como escolher uma máquina de lavar roupa!

A máquina de lavar roupa é um dos equipamentos essenciais em qualquer casa, mas como em todos os casos uma boa decisão de compra pode levar a que o equipamento responda da melhor forma às suas necessidades. Existem diversos fatores a serem considerados ao escolher a máquina de lavar roupa. Basta pesquisar um pouco para se perceber que existem demasiados modelos com diferentes funções, características e preços.

É importante que tenha em consideração o seu estilo de vida: número de lavagens que costuma fazer por semana; que tipo de programas necessita e também o local onde pretende colocar a máquina de lavar roupa.

  • Tipo de Máquina de Lavar Roupa

Máquina de Lavar Tradicional - São habitualmente equipamentos mais simples e correspondem aos modelos geralmente adquiridos por grande parte das pessoas. É das mais económicas e eficientes.

Máquinas de Lavar e Secar - Estes equipamentos têm a capacidade de lavar e secar a roupa mas a sua capacidade de secagem é inferior à de lavagem. É ideal para quem tem pouco espaço.

Máquina de lavar com Tampo Superior - Facilita o carregamento da roupa por ter a porta no topo da máquina. Existem modelos pequenos que são bons para colocar em casas com pouco espaço.

Máquina de Lavar Roupa de Encastre - Apresentam as mesmas características que as máquinas tradicional, com a vantagem de ficarem escondidas num móvel.

Máquina de Lavar de Dupla Carga - São relativamente novas no mercado, e são as primeiras a conseguir fazer duas lavagens ao mesmo tempo, com programas e detergentes diferentes! A mini máquina de lavar situa-se logo abaixo, numa discreta gaveta, e geralmente tem vários programas para roupa delicada.

  • Capacidade de Carga

Neste ponto deve considerar o número de pessoas que faz parte do seu agregado familiar e qual a frequência com que costuma usar a sua máquina. Recorde-se quanto maior for o tambor mais roupa conseguirá lavar.

Entre 5 e 7KG - Ideais para peças de pequena e média dimensão e uma utilização regular de até 3 lavagens por semana. É considerada de pequena capacidade.

Entre 8 e 9KG - Ideais para peças de pequena e média dimensão e uma utilização frequente de 4 ou mais lavagens por semana. É considerada de média capacidade.

Entre 10 e 15kg - Ideais para peças de grande dimensão e uma utilização frequente de mais de 4 lavagens por semana. É considerada de grande capacidade.

  • Consumo Energético

Cada vez mais temos a preocupação de comprar eletrodomésticos o mais eficientes possível.  É importante escolher uma máquina que gaste um volume menor de água, mas que não descuide a eficácia da lavagem de roupa.

Antes de escolher a sua nova máquina de lavar informe-se acerca das classes de eficiência energética. A escala foi alterada e simplificada recentemente passando a haver uma classificação simples de A a G, sendo a classe A a que corresponde ao topo da eficiência energética.

  • Ruído

É necessário prestar atenção aos decibéis uma lavagem abaixo dos 52 decibéis indica uma máquina bastante silenciosa e acima dos 65 decibéis, uma máquina mais ruidosa. 

Este é um pormenor que deve ter em conta, principalmente, se pretende lavar mais roupa durante a noite (tarifa bi-horária), instalar a máquina na cozinha ou perto dos quartos.

  • Centrifugação

O ciclo de centrifugação de uma máquina de lavar encontra-se entre as 1000 e 1900 rotações por minuto (RPM). Quanto maior for o nível de centrifugação, mais seca fica a roupa. A grande parte dos modelos possui cerca de 1200 RPM, mas um modelo com uma velocidade entre as 1400 RPM e as 1500 RPM são mais eficientes na lavagem diária do dia-a-dia. 

Já os modelos com 1600 RPM são aconselháveis para quem lava regularmente toalhas e outros tipos de roupas que absorvem água mais facilmente. Para peças mais delicadas é aconselhável que reduza a velocidade centrifugação de forma a prevenir danos.

  • Programas

É recomendado analisar todos os programas incluídos na máquina, verificar se incluí programas para roupa delicada, programa eco e ainda se é possível regular o tempo das lavagens. 

O programa eco está disponível em apenas algumas máquinas e acaba por ser uma mais valia porém é preciso ter em atenção que é recomendado para roupa com pouca sujidade.

Comece por ver as nossas Máquinas de Lavar

Deixar resposta

Captcha

Os cookies são importantes para o correto funcionamento de um site. Para melhorar a sua experiência, utilizamos cookies para lembrar detalhes de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e apresentar conteúdo de acordo com os seus interesses. 

Menu

Seu carro

Não há mais itens no seu carrinho