Como escolher uma máquina de lavar roupa!

Como escolher uma máquina de lavar roupa!

Uma das nossas maiores aliadas nas tarefas domésticas são as máquinas de lavar roupa. A escolha pode ser complicada, mas se tiver em conta alguns fatores irá conseguir escolher a melhor máquina de lavar roupa para a sua realidade diária.

Fatores a considerar:

Tipologia da máquina de lavar roupa

Para quem procura uma máquina de lavar roupa, é importante perceber as diferenças entre cada tipo de equipamento existente. Atualmente existem cinco tipos de máquinas de lavar roupa que podem adequar-se ao que procura para a sua casa.
  • Maquina de lavar standard

Os modelos standard são mais simples, com abertura de porta frontal e são económicos e eficientes.

  • Maquina de lavar e secar

Estes equipamentos têm a capacidade de lavar e de seguida secar a roupa mas a sua capacidade de secagem é inferior à de lavagem. Para quem quer poupar espaço as máquinas de lavar e secar podem ser uma solução eficiente.

  • Maquina de lavar com tampo superior

As máquinas de lavar roupa com tampo superior são muitas vezes mais práticas para o carregamento da roupa e como são normalmente um pouco mais estreitas do que as restantes, são mais práticas no que toca a arrumação.

  • Máquina de lavar roupa de encastre

As máquinas de lavar roupa encastradas apresentam as mesmas características que as máquinas standard, com a vantagem de ficarem escondidas num móvel. Sendo o ideal para quem tem uma casa pequena e quer esconder os eletrodomésticos.

  • Máquina de lavar roupa de dupla carga

Ideias para famílias numerosas., são das mais recentes no mercado e apresentam a capacidade de fazer duas lavagens ao mesmo tempo, com programas e detergentes diferentes. A máquina de lavar mais pequena situa-se na parte inferior, numa discreta gaveta, e geralmente tem vários programas para roupa delicada

Capacidade da máquina de lavar roupa

A capacidade de carga de uma máquina de lavar roupa é outro dos principais fatores a ter em conta no momento da escolha. Devemos considerar o número de pessoas que fazem parte do nosso agregado familiar e qual a frequência com que costumamos usar a sua máquina.
Tipo de utilização Normal Frequente Frequente
Nº de Pessoas Até 3 pessoas De 3 a 6 pessoas Mais de 6 pessoas
Capacidade da Máquina Entre 5 e 6 Kg Entre 7 e 9 Kg Entre 10 e 15 Kg
Capacidade da Máquina Considerada de pequena capacidade. Ideais para peças de pequena e média dimensão e uma utilização regular de até 3 lavagens por semana. Considerada de média capacidade. Ideais para peças de pequena e média dimensão e uma utilização frequente de 4 ou mais lavagens por semana. Considerada de grande capacidade. Ideais para peças de grande dimensão e uma utilização frequente de mais de 4 lavagens por semana.

Consumo Energético

Cada vez mais temos os olhos postos na preservação do ambiente e a poupança de luz e água é uma das principais preocupações. Assim, é importante escolher uma máquina que gaste um volume menor de água, mas que não descure a eficácia da lavagem de roupa.
Na escolha de um equipamento de lavagem deve sempre ter em conta a eficiência da lavagem, mas igualmente o nível de consumo de água por ciclo de lavagem e por ano. Quanto menor o nível de consumo de energia e de água, maior será a sua poupança.

Ruído

Escolher máquina de lavar roupa passa por saber também escolher a mais silenciosa. É muito importante que tenha em conta o ruído provocado pela máquina, principalmente se ela for instalada na cozinha ou perto dos quartos.
Não escolha uma máquina acima dos 65 decibéis, pois vai ser uma máquina que provoca muito ruído. O ideal é que tenha uma lavagem abaixo dos 52 decibéis

Ciclo de centrifugação (RPM)

O ciclo de centrifugação ou RPM corresponde à velocidade de centrifugação que o equipamento tem. Quanto maior o número, mais espremida e seca fica a roupa.
A grande parte dos modelos possui cerca de 1200 RPM, mas um modelo com uma velocidade entre as 1400 RPM e as 1500 RPM são mais eficientes na lavagem diária do dia-a-dia. Já os modelos com 1900 RPM podem ser aconselháveis para quem lava regularmente toalhas ou outro tipo de peças de roupa que absorvem água mais facilmente. Para peças mais delicadas é aconselhável que reduza a velocidade centrifugação de forma a prevenir danos.

Programas incluídos

Devemos analisar com calma todo os programas incluídos na máquina, verificar se incluí programas para roupa delicada e ainda se é possível regular o tempo das lavagens.
Dentro das funcionalidades específicas das máquinas de lavar roupa é importante verificar ainda se o modelo inclui programa económico. Estes programas são recomendados para roupas com pouca sujidade, não sendo necessário o uso de programas mais longos e por consequência mais dispendiosos. A função de programa económico poupa energia por não aquecer a água para a lavagem e a água por calcular a quantidade necessária para cada carga de roupa.
Porém, nem todas as máquinas de lavar roupa possuem esta funcionalidade pelo que deve decidir se pretende esta opção no seu equipamento.

EXTRA

Dicas de lavagem:
  • Deve-se colocar a máquina no limite de roupa indicado. Caso esse limite não seja seguido a máquina pode não lavar corretamente.
  • Roupas de cores escuras devem ser lavadas e colocadas a secar em zonas onde o sol não incide diretamente para evitar a sua rápida descoloração;
  • Roupas de cores claras devem ser lavadas em separado das restantes;
  • Toalhas de banho devem ser lavadas em separado das restantes roupas para evitar que larguem fios para as restantes peças;
  • Para que a roupa não fique com mau odor após a lavagem deve-se evitar deixá-la demasiado tempo lá dentro depois de lavar;
  • Toalhas de mesa, guardanapos e todos os panos de cozinha devem ser lavados em separado dos restantes tecidos pois podem ter gordura e, normalmente, são mais sujos do que as restantes peças;
  • Roupas delicadas e roupa interior devem ser lavadas à mão sempre que possível
  • Todas as peças de vestuário trazem consigo uma etiqueta onde constam as instruções de tratamento. Alguns desses símbolos representam a temperatura à qual a peça pode ser lavada;

AS NOSSAS SUGUESTÕES

Deixar resposta

Captcha

Para melhorar a sua experiência, utilizamos cookies para início de sessão, recolher informações para melhorar a funcionalidade do site e apresentar conteúdo de acordo com os seus interesses. 

Menu

Seu carro

Não há mais itens no seu carrinho